O impacto da pandemia nos negócios e na utilização da tecnologia
- Depois do Deadline
- 21 de mai. de 2020
- 2 min de leitura

Maio de 2020, ainda em quarentena devido à pandemia do Covid-19, todos nós aguardamos a reabertura das atividades e, assim, retornarmos à normalidade de forma responsável. Observamos que, no setor de negócios, os menos afetados foram aqueles que mais se alinharam com as últimas tecnologias. Muitas Lanchonetes começaram usar o Ifood e o Uber Eats para manter as vendas. Farmácias e Supermercados utilizando o Rappi para facilitar a entrega dos produtos são exemplos de como a tecnologia ajuda as empresas.

Um dos casos mais relevantes é o da empresa Zoom, que oferece serviços para reuniões remotas e que teve um aumento exponencial em suas ações. Acredite ou não, na data da publicação deste artigo (21/05/2020) a Zoom tem valor de mercado superior ao da Petrobras, Vale e até mesmo ao da Ambev. Fonte: Exame
E é qual a causa disso? A necessidade do isolamento social impactou nas relações e nas formas de trabalho. Muitos profissionais, com o compromisso de minimizar impactos nos negócios, precisaram migrar o trabalho para home office. E, afim de manterem a comunicação com a empresa e clientes começaram a utilizar aplicativos com ferramentas de videoconferência como a Zoom.
Como as empresas podem se preparar ou buscar novas saídas? Neste momento é fundamental investir em tecnologias, recebendo orientações de profissionais da área de redes, virtualização de sistemas e programação web.
O Brasil tem muito espaço para crescer e se desenvolver em diversas áreas. Para aqueles que desejam investir em empresas que prestam serviços em tecnologias as notícias são animadoras, pois houve um salto nos pedidos de soluções, os preços em serviços de tecnologia tiveram um acréscimo com a criação de servidores em cloud services (cerca de 27% de aumento por ano conforme BrasComm). Portanto, você que deseja empreender é uma boa área, expansiva e inclusiva com possibilidades de atender uma gama de demandas. Basta estar com seu radar antenado nas novas necessidades.
Não se desespere! O mundo não vai acabar devido a uma pandemia, mas não deixe seu negócio morrer por sua inflexibilidade.
Concorda? Tem uma opinião diferente? Comente aqui, será muito bem vindo.

Maurilio Sakzenian de Souza
Pesquisador de Inteligência Artificial com Bolsa pela FAPESP, formado em Administração de Empresas, com Pós graduação em Educação a Distância e Gestão de TI.
Muito importante este pensamento. O que já era uma realidade, acabou se tornando necessidade de sobrevivência devido à pandemia. Mas eu fico me perguntando: como ficará a relação humana agora e no ‘pós pandemia’? Os gestores e líderes estão preparados para lidar com suas equipes e resultados se este for o cenário permanente? Como o Lucas cita no artigo dele de algumas semanas atrás, não podemos esquecer que as relações comerciais são feitas através de pessoas, ou seja, a preocupação com as relações humanas tem que existir.
Gosto de enxergar o copo meio cheio! E nesse momento, é bom termos perspectivas positivas pra refletir!
Flexibilidade é uma característica importante sempre, no meio de uma crise... é essencial!
Olá Maurílio, realmente com essa pandemia as coisas não serão as mesmas quando tudo isso passar, a tecnologia virtual estará mais em moda ainda, muito embora eu acho que estávamos saindo desses dispositivos virtuais com tantos robôs que estava precisando de um freio. Agora com o advento dessa pandemia esse tipo de contato deve ser revisto, penso eu, abraço.
Britto.