top of page

Do que somos capazes em um final de semana?

  • Foto do escritor: Depois do Deadline
    Depois do Deadline
  • 21 de ago. de 2020
  • 3 min de leitura

Vou começar esse texto com essa simples pergunta, do que somos capazes em um final de semana?


Inúmeras respostas surgirão...uma viagem bacana com os amigos para a praia...uma visita para matar a saudade da família... ou até mesmo aquele bom e velho passeio no supermercado no sábado à tarde, fechando com um relax no sofá no domingo? Pois é, então...

...foi nesse curtíssimo espaço de tempo que o maior banco do país - público, diga-se de passagem - realizou um dos maiores movimentos de gestão estratégica e estrutural de sua história, sem dúvidas o maior em tão curto espaço de tempo e com tamanha magnitude, com reflexo direto na rotina de trabalho de grande parte de seus pouco mais de 100 mil funcionários.

Em um final de semana uma empresa pública (que cá entre nós, como tal, é vítima de constantes bullyings por parte de alguns analistas, que colocam em xeque sua capacidade de competição no grande mercado e sua eficiência operacional) teve seu pequeno projeto de teletrabalho (home office), que contava com 260 participantes em sua maioria da área de tecnologia, ampliado para 35 mil funcionários (sim, em um final de semana esse pessoal todo deixou de entrar em um escritório e passou a trabalhar diretamente de suas residências!!!)...e, pasmem, sem a ocorrência de grande interrupção sistêmica ou evento que impactasse o dia a dia de seus clientes.

Como isso foi possível? Em resumo, gestão eficiente, fluxos estratégicos bem planejados e definidos e rapidez na comunicação.


"A transformação do fator humano foi o mais poderoso aliado da transformação digital para a construção do resultado de sucesso nesse processo."


Atualmente a empresa trabalha em projetar quantos desses 35 mil funcionários permanecerão em teletrabalho (home office), o martelo ainda não foi batido, mas estudos internos apontam para uma economia de aproximadamente 200 milhões de reais por ano somente em despesas com imóveis. Já é quase certa a devolução de 19 de seus 35 edifícios de escritórios espalhados por todo o país, nesse redesenho dos espaços corporativos a empresa pública ficará ainda mais parecida com os modelos associados às empresas de tecnologia, com a saída das estações de trabalho individuais e a entrada dos espaços compartilhados. Foi preciso mudar. Agora, a tecnologia é, mais do que nunca, a principal métrica do sucesso para o negócio.

Mas voltando ao nosso bate-papo aqui, confesso a vocês que o sentimento de surpresa com a rapidez dessa “virada de chave”, o senso de pertencimento e, principalmente, o orgulho em fazer parte desse momento histórico para a empresa foram imensuráveis. Ultrapassamos as barreiras que nós mesmos e nossos medos invisíveis nos colocavam, comprovamos a nossa histórica capacidade de gestão administrativa, adaptabilidade em gerar resultados, com a percepção de que a jornada de trabalho remota não traz somente vantagens econômicas, mas também notável aumento de produtividade e satisfação.

Sinto que já ultrapassei o deadline do deadline...então proponho aqui uma reflexão...sobre a maneira como costumeiramente encaramos os desafios. Costumo sempre dizer, que diante de cada momento novo que a vida nos apresenta temos tão somente 2 escolhas (básicas e elementares): abrirmos um sorriso, ou não.

Por fim, me permita lhe dar uma dica, sorria e transforme a sua realidade!

E, não se esqueça, toda revolução precisa de um início...

Concorda? Tem uma opinião diferente?

Comente aqui, será muito bem-vindo.


Emanuel Mello


Líder de equipe na maior instituição financeira pública do país, atua há mais de 17 anos na gestão de pessoas e processos.

Iniciou sua vida acadêmica cursando a Faculdade de Direito Mackenzie e no quarto ano decidiu cuidar do que realmente o inspira e motiva, PESSOAS, sua grande paixão.

Graduado em Processos Gerencias pela FMU, também é piloto de avião por formação e piloto de fogão por inspiração, hamburgueiro de mão cheia, decidiu inovar e empreender também, com a produção de burgers para eventos, o @xrocaburger.

Acredita que o valor humano é imensurável e indissociável dos grandes resultados nas empresas de sucesso.

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Depois do Deadline. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page