top of page

Business to... What?

  • Foto do escritor: Lucas Vegette
    Lucas Vegette
  • 17 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

É comum no mundo corporativo, principalmente na área comercial, ouvirmos os termos B2C (Business to Consumer) e B2B (Business to Business) para conceituar o público alvo de tal serviço ou produto.


Na prática, o B2C refere-se ao cliente ou usuário final como público alvo, enquanto o B2B refere-se à uma outra empresa como seu cliente.

A reflexão que eu procuro sempre fazer e provocar no dia a dia, em reuniões de definição de estratégia e fóruns executivos é entender quem está por trás da decisão de compra. Seja este negócio B2C ou B2B, as decisões de compra são tomadas por pessoas que trazem com elas suas experiências, suas emoções e seus valores. Por isso eu te convido a colocar numa caixinha separada tudo o que você já ouviu sobre B2C e B2B nas aulas da faculdade ou nas reuniões de trabalho e a se concentrar mais no conceito H2H.


Sim, Human to Human.


Obviamente não é algo novo, penso que ainda é pouco explorado, mas que sempre esteve presente por um único motivo:

“Nos negócios como na vida, tudo gira em torno das relações humanas.”



Portanto, qualquer decisão, por mais fria que seja, será tomada por uma ou mais pessoas que, invariavelmente, carregam inúmeros fatores influenciadores.

De tal maneira uma habilidade cada vez mais exigida e que, se já não é, será a principal de um profissional de Negócios é o Relacionamento: - Capacidade de conviver bem com seus semelhantes; - Relacionar-se com amizade; - Relação de confiança.


Então se alguém ainda tem medo de perder espaço para os Bots (risos) tenho um único conselho: desenvolva o relacionamento. Isso só os humanos são capazes de fazer.




Lucas Vegette


Concorda? Tem uma opinião diferente? Comente aqui, será muito bem vindo.

7件のコメント


marciavegette
2020年5月19日

A cada surgimento de uma nova crise, aparecem novas soluções e ideias.

Tempos atrás em uma negociação, imperava a ideia de que para eu ganhar alguém tinha que perder. Famoso ganha/perde.

Hoje temos o que vender , mas não necessariamente temos quem comprar.

Nesse momento, muda-se o relacionamento, e eu enquanto vendedor , tenho que ter a consciência de que o que deve imperar é o ganha/ganha.

Ou seja, para uma negociação ter sucesso, as duas partes tem que ganhar.


Airton Vegette

いいね!

jessika_smp
2020年5月19日

Otimo texto! E e interessante pensar que o se "relacionar" com outras pessoas tendo em mente um proposito ou objetivo nao e tao simples assim, vejo ate como uma skill, voce pode nao nascer com esse "dom" mas como qualquer outra coisa, se melhora com a pratica.

いいね!

claudia.vechiatto03
2020年5月19日

Ótimo texto, sempre acreditei que tudo que gira em torno do ambiente corporativo é o mesmo que gira em torno da vida pessoal, Relacionamento com base em confiança e admiração. já falamos sobre esse tema a muito tempo mas nos dias atuais ficou ainda mais evidente a necessidade de se relacionar e se reinventar e isso os "Humanos" sabem fazer com maestria (risos).

いいね!

flaviabadolato
2020年5月19日

Muito bom esse artigo... Criar conexões humanas em tempos de inovação tecnológica e na era da Inteligência Artificial não é uma provocação simples ... conexões humanas talvez nunca tenham feito parte de um tema fácil... até porque, relacionamento requer confiança, empatia, desejos e necessidades... criar relações humanas alinhadas à uma relação comercial é um desafio ainda maior!!!


Que venham novas reflexões!!!

Sucesso Lucas!

いいね!

pfeiferlean
2020年5月18日

Muito top, está é a verdade independente do profissional ou da empresa sempre tem por trás uma pessoa que decide com suas experiências e opiniões. Parabéns Lucas e sucesso.

いいね!
Post: Blog2_Post

©2020 por Depois do Deadline. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page